APRESENTAÇÃO

Este blog é referente a um curso oferecido pela Secretária da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores "Paulo Renato Costa Souza" e da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, é voltado para todos professores de Matemática, com objetivo de uma prática diferenciada com uso de narrativas matemáticas e o desenvolvimento de competências leitora e escritora.
Nós professores de Matemática precisamos desenvolver primeiramente a competência leitora e escritora, é necessário despertar o gosto pela leitura. Ninguém dá aquilo que não tem. Por isso, Vamos juntos criar condições para desenvolver tais competências, trocando informações, idéias, experiências para enriquecer e transformar nossas práticas

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Plano de aula: Notação Científica

NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental

SÉRIE: 8ªSérie/ 9ºAno


TEMAS:
  • As operações básicas
  • Regras das potências
  • Potências de dez
  • Números escritos em notação científica
  • Adição, subtração, multiplicação e divisão de números escritos em notação científica
  • Ordem de grandeza.

OBJETIVO GERAL
                Mostrar a necessidade da invenção da notação científica como recurso para facilitar o registro de grandes e pequenas quantidades. A partir de informações e de problemas construídos em sala de aula, aplicar o conceito e as propriedades da potenciação nesse tipo de registro.


OBJETIVO ESPECÍFICOS
  • Conhecer as propriedades operatórias das potências;
  • Escrever um número em notação científica;
  • Determinar a ordem de grandeza de um número;
  • Resolver problemas envolvendo números muito grandes ou muito pequenos.

JUSTIFICATIVA
                Com o objetivo de simplificar seus registros, os números muito grandes e muito pequenos, representando quantidades relacionadas ao macrocosmo ou microcosmo, são sintetizados em uma estrutura na forma de potenciação com base dez. Para isso foi inventada a notação científica, que facilita a compreensão, a comparação e a operação com estes números.  Este estudo também é de fundamental importância para as Ciências: Física, Biologia e Química.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
  • Iniciar com um pouco de história
“A primeira tentativa conhecida de representar números demasiadamente extensos foi empreendida pelo matemático e filósofo grego Arquimedes, e descrita em sua obra O Contador de Areia, no século III a.C.. Ele desenvolveu um método de representação numérica para estimar quantos grãos de areia seriam necessários para preencher o universo. O número estimado por ele foi de 1 . 1063 grãos.”


  • Desenvolver as competência leitora
Com o Livro Matemática Mortífera, de Kjartan Poskitt, trabalhar com o capítulo  “Como lidar com números grandões”, além de desenvolver a aprendizagem sobre notação científica, a aula será bastante divertida.



  • Explorar o conhecimento prévio dos alunos com atividades sobre o uso de potências;
  • Utilizar as propriedades de potências não sistematicamente, em atividades exploradoras do raciocínio do aluno;
  • Apresentar o estudo de potências de base 10, inicialmente com o uso do ábaco (classes e ordens), explorando o significado dos números em geografia, astronomia, biologia e outras;
  •  Propor atividades de pesquisas envolvendo números grandes e pequenos;
  •  Vídeo: “A Imensidão do Micro e do Macro Cosmo”, cujas as informações justificam o uso de uma representação numérica simples e com poucos algarismos, quando nos referimos aos valores numéricos muito grandes ou muito pequenos para representar situações envolvendo grandezas científicas.





HABILIDADES ENVOLVIDAS
  • Saber realizar de modo significativo as operações de potenciação com números reais;
  • Compreender o significado e saber utilizar a notação científica na representação de números muito grandes ou muito pequenos.

OS RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS
Para explorar o conteúdo Notação Científica serão usadas:
  •  Livro Matemática Mortífera, de Kjartan Poskitt;
  •  Uso de internet para pesquisa dos alunos;
  •  Projetor multimídia para assistir o vídeo: “ A Imensidão do Micro e do Macro Cosmo”;
  •  Jornais e revistas para recortes de reportagens que contenha números grandes ou pequenos;
  •  Trabalhos em grupo.

AVALIAÇÃO
            A avaliação será continuamente, tanto ao longo das atividades propostas como no final de um ciclo ou bimestre. Será feita através de questionamentos orais e observação do desenvolvimento e participação das atividades dirigidas.


RECUPERAÇÃO
             Retomada dos princípios que fundamentam as propriedades das operações com potências, a partir de exemplos simples, no qual o aluno possa se apoiar em seus conhecimentos prévios para compreender o significado da propriedade.
 

4 comentários:

  1. Gostei muito do vídeo, vou compartilhar com os meus alunos. Gostaria de uma aula de notação científica envolvendo trabalho em grupo. Andréa Cristina - email:andrea.crys76@gmail.com.

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